sábado, 12 de maio de 2012

Lenda da Iara

A lenda da Iara é de origem indígena popular da Amazônia, também conhecida como "mãe d'água", Iara é uma linda sereia de pele morena, cabelos longos, olhos castanhos que vive no rio Amazonas.

Segundo a lenda, Iara era uma jovem indígena muito conhecida nas tribos das margens do rio Solimões por se considerada uma excelente índia guerreira.
Os irmãos de Iara sentiam muita inveja dela, pois o pai a elogiava muito pelo fato de Iara exercer a função de guerreira melhor que os irmãos, lhes causando certo constrangimento, pois não era comum nas tribos dessa região uma mulher exercer a função de guerreira, pois, essa profissão era normalmente um cargo exclusivo dos homens.
Certo dia, Iara ouviu os irmãos planejarem sua morte, porém, ela resolveu matar os irmãos antes que esses executassem o plano. Após ter assassinato os irmãos, Iara fugiu para as matas com medo da reação do pai. Porém, o pai realizou uma busca implacável e conseguiu capturá-la. Como castigo pela morte dos irmãos, Iara foi jogada no encontro dos rios Negro e Solimões.

Durante a noite de lua cheia, os peixes que ali estavam a salvaram a índia Iara e a transformaram em uma linda sereia.
Nas pedras das encostas dos rios da Amazônia, Iara costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto e os afoga no fundo dos rios.

Os poucos que conseguem escapar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, somente um ritual realizado por um pajé pode livrar o homem do feitiço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário